sábado, 11 de junho de 2016

As Revoluções e a Sociologia

Quanto ao surgimento da Sociologia, pode-se citar duas revoluções as quais possuem fundamental importância para esse fato. Elas são: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
      Segue uma breve descrição desses dois acontecimentos históricos juntamente com uma explicação do porquê eles estão relacionados com Sociologia.

Revolução Francesa




       A Revolução Francesa (1789-1799) foi ,basicamente, um movimento proveniente das camadas populares e da burguesia que derrubou o Antigo Regime. Ela seguia as ideias iluministas, principalmente o lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade (palavras que são representadas pelas cores da bandeira da França).

Influência da revolução para a Sociologia

        Revolução Francesa proporcionou diversas mudanças políticas, sociais, econômicas e teve uma grande influência e repercussão em toda a Europa. A Sociologia surgiu tendo um dos objetivos iniciais como a busca pela compreensão dessas mudanças na sociedade.



Revolução Industrial


Resultado de imagem para revolução industrial

        A Revolução Industrial, basicamente, é um conjunto de mudanças, avanços e melhorias no sistema de produção em que o trabalho artesanal foi substituído por máquinas e linhas de produção.Ela teve início no século XVIII e acontece até a atualidade.






Influência da revolução para a Sociologia

        A Revolução Industrial causou inúmeras mudanças e melhorias na sociedade, todavia ela também causou muitos problemas como o aumento da pobreza, da desigualdade social, acarretando no aumento dos pobres, mendigos, prostitutas e desempregados. A Sociologia surgiu com o objetivo primário de entender o que causava esses problemas, compreender as mudanças que essa revolução causou na sociedade.

Bibliografia:
http://www.sohistoria.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário